O projeto de lei da prefeitura que trata do aumento do número de táxis em Santa Maria foi retirado do Legislativo, pelo próprio Executivo, na tarde desta quinta-feira. O pedido de retirada pegou todos de surpresa na Casa. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Santa Maria (Sinditáxi), Jonas Stecca, que utilizou a Tribuna Livre da Câmara nesta quinta, demonstrou preocupação com a manobra do governo municipal.
_ Recebemos essa notícia com temor. Estranhamos muito essa situação, até porque isso vai atrasar ainda mais o processo de concessão de novas placas _ avalia Stecca.
Na sequência, o líder do governo Cezar Schirmer (PMDB) no Legislativo, o vereador e também peemedebista João Carlos Maciel, acredita que a retirada do projeto tenha uma explicação:
_ Certamente que a prefeitura está buscando fazer as adequações necessárias. Agora, seria importante que a prefeitura chamasse os taxistas para construir, conjuntamente, esse processo.
O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, afirma que a retirada do projeto se deu de forma momentânea. O titular da pasta afirma que algumas emendas, apresentadas por vereadores nas últimas semanas, apresentavam algumas inconsistências. E, por isso, precisaram ser revistas.
_ São questões pontuais e, nos próximos dias, o projeto irá retornar à Câmara.
O projeto da prefeitura prevê o aumento da frota de táxi de 210 para 326 prefixos na cidade, um crescimento de 50% no número de veículos, que é o mesmo há 40 anos.